Tomada a decisão de empreender através de uma franquia, é hora de avaliar as inúmeras opções disponíveis no mercado. Este processo de escolha deve ser feito com muita cautela, planejamento e atenção para evitar frustrações futuras, afinal, estamos falando de investimentos significativos, tanto de tempo quanto de dinheiro.
Antes mesmo de iniciar este tão delicado processo de seleção é importante que você trace o seu perfil de investidor para que possa direcionar as buscas a partir dele. Portanto, saber quanto se deseja investir, quanto se quer ganhar, o prazo de retorno do investimento, o segmento de atuação, dentre outras questões, é primordial.
Faça uma escolha segura e tenha sucesso!
Considerando que você já determinou o seu perfil como investidor do mercado de franquias, elencamos abaixo 4 fatores básicos que devem ser analisados para que você possa fazer uma escolha mais segura e alinhada com suas expectativas.
Se as respostas das questões levantadas forem positivas, provavelmente você está no caminho certo em relação à sua escolha.
Existe demanda para os produtos ou serviços oferecidos pela franquia?
Este ponto é primordial, afinal, é a demanda que garante a sobrevida e o sucesso do negócio. Sem ela, a empresa não vingará. Portanto, investigue se a oferta que está se dispondo a defender tem mercado consumidor interessado.
Muitas vezes empresas oferecem produtos ou serviços muito interessantes e inovadores, mas que na prática não são absorvidos pelo mercado. Isso é um grande problema.
Existe espaço para aquele negócio na região que se pretende atuar?
Tão importante quanto saber se há ou não demanda de mercado é avaliar se tem espaço para você naquele segmento em determinada região. O negócio pode ser interessante, a demanda latente, no entanto, com muitos players já bem posicionados na localidade em que se deseja atuar. Ou seja, haverá mais dificuldade na luta pela clientela, e isso pode ser um gargalo.
A marca da franquia é forte e bem posicionada?
Se você estiver adquirindo uma franquia com uma marca já bem consolidada no mercado, você terá grandes benefícios com isso. No entanto, é importante ressaltar que existem boas oportunidades de negócios com franquias ainda pouco difundidas, mas que oferecem, além de qualidade nos produtos e serviços, suporte e consultoria de excelência aos franqueados. Nestes casos, o fortalecimento da marca será apenas uma questão de tempo.
Os atuais franqueados estão satisfeitos?
Conversar com quem já fez a opção que você está avaliando pode ajudar bastante no processo decisório, afinal, ninguém melhor para avaliar a viabilidade do negócio, a qualidade dos produtos e serviços e o envolvimento e suporte da franqueadora do que os atuais franqueados.
Empreender é algo que por si só já exige muita coragem, determinação e estudos. Fazê-lo através de uma franquia aparentemente é uma solução mais segura e mais propensa ao sucesso. No entanto, uma escolha indevida pode trazer péssimas consequências após a assinatura do contrato. Portanto, busque empresas sérias e consolidadas para lhe auxiliar neste processo!
E você? Pensando em abrir uma franquia? Acesse o nosso Facebook e fique por dentro de mais novidades sobre negócios.
0 comentários