Muitas pessoas que têm o desejo de abrir um negócio acabam se deixando levar pelo entusiasmo e se esquecem de fazer reflexões que são essenciais para o sucesso da futura empresa. Mas alguns pontos devem ser levados em consideração antes mesmo de ingressar no fantástico mundo do empreendedorismo. Confira as dicas!

Quanto você precisa para viver?

Ao montar o plano de negócios da sua empresa, não esqueça de um dos fatores mais importantes: você. Antes de abrir o próprio negócio, leve em consideração o seu custo de vida. Aluguel ou prestação do apartamento, plano de saúde, escola etc. Estes são gastos que, independentemente do tempo que sua empresa levará para dar retorno, precisam ser pagos. Muitos empresários optam por cortar supérfluos ao abrir uma companhia exatamente para não pôr em risco sua segurança financeira enquanto a empresa não começa a dar lucro. Certifique-se de prever no seu budget uma reserva suficiente para despesas inesperadas.

Horas de trabalho

Começar um negócio exige inteligência, coragem e, acima de tudo, muitas horas de trabalho duro. Futuros empreendedores precisam ter em mente que quando você é o dono da empresa sempre tem algo que precisa ser feito. Principalmente nos dois primeiros anos da companhia, a rotina de trabalho costuma ser pesada, por isso é importante se perguntar se está preparado para deixar a vida pessoal de lado por um tempo para dar um gás na empresa que está começando.

Comer em um restaurante não é o mesmo que gerenciar um

Não é porque você já comeu em diversos restaurantes que você saberá como gerenciar um estabelecimento do tipo. Antes de abrir o seu negócio – independentemente da área – é preciso avaliar se você está preparado para o seu gerenciamento. Mesmo que você tenha uma ideia de negócio fantástica e total afinidade com o setor em questão, deve refletir se tem a experiência necessária para gerenciar a empresa. Se a resposta é negativa, busque saber tudo sobre o mercado, corra atrás de treinamento e faça benchmarking em outras companhias que atuam na mesma área.

Contratação de empregados

Você vai precisar de uma equipe completa desde o primeiro dia de funcionamento? Ou só depois de um período? Antes mesmo de abrir o negócio é preciso avaliar qual será a equipe necessária para ele funcionar e qual o investimento financeiro você terá que realizar nesta parte. Empregar alguém é um grande compromisso. Caso seja possível, considere a possibilidade de usar freelancers (dependendo do nicho em que atua) até o seu negócio decolar.

Localização

Este é um fator extremamente crítico, especialmente no caso do setor de serviços. Se você pensa em abrir um negócio é preciso avaliar com cuidado o local em que ele será instalado. Uma localização ruim pode colocar tudo a perder – mesmo que você tenha um produto ou serviço de qualidade.

Quem são seus clientes?

Saber para quem você vai vender é um ponto muito importante. Qual o seu nicho de mercado? Você consegue descrever seu cliente ideal? Quanto mais clareza você tiver em relação ao perfil do seu consumidor, mais facilidade terá na hora de escolher a localização da sua empresa e seu approach.

Reflita sobre estes pontos e se prepare para abrir sua empresa com muito mais segurança. Já sabe em qual nicho pretende atuar? Compartilhe suas ideias conosco através dos comentários!

Acesse o nosso Facebook e fique por dentro de mais novidades sobre negócios.

2 Comentários

  1. Valmir Bampi

    Oi Atalaia, bem, eu to com muita vontade de abrir o meu negócio com minha filha, já está sendo feito a compra do equipamento, ou seja, a máquina de estampar Plus, a camisetas, os chinelos, azulejos e muitos outras formas essenciais…
    De que forma eu possa acreditar neste negócio?
    Resta te lembrar, tem mais equipamentos que já está para finalizar a compra, seria a impressora L375 Epson e as tintas sublimaticos, mais uma gravadora de chicaras, copos etc…,
    Eu to meio aéreo para colocar em pratica, o primeiro seria a Faculdade com seus alunos, as Paróquias, as Empresas, as Lojas, os Colégios e mais as pessoas etc…
    Eu to com muita vontade de abrir este negócio, mas falta o conhecimento, eu e minha filha, estamos a mercê deste aplicativo…
    Será que estamos no caminho certo Atalaia?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *