O Brasil é um dos países com mais empreendedores no mundo. Quem garante é o estudo Global Entrepreneurship Monitor, organizado pela Babson College, nos Estados Unidos. Um dos modelos de negócios que vem caindo no gosto dos brasileiros são as franquias, principalmente pelas facilidades concedidas aos gestores. Por conta disso, o faturamento no setor em 2015 foi de 139,593 bilhões de reais. São mais de 3 mil redes franqueadoras e mais de 138 mil unidades espalhadas pelo país, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Sozinhos, os números já são bastante atraentes para qualquer um que deseje largar o emprego para começar a empreender, porém, existem diversos outros benefícios ao se adotar o modelo de franquias, que vão desde o suporte oferecido pelo franqueador, até os baixos custos de investimento. Por isso, nossa equipe resolveu criar uma lista com os 4 principais motivos para você entrar no mundo do franchising.

Um investimento com riscos baixos

Se você procurar por empresas já consolidadas no mercado, o risco de apostar em um serviço ou produto que não seja bem recepcionado pelo público diminuirá bastante. Geralmente, as empresas apresentam margens de lucratividade bastante confiáveis, que podem servir como um ótimo apoio para planejar o negócio financeiramente. Da mesma forma, todos os custos, tanto para dar início as atividades, quanto para dar prosseguimento à empresa, estão previstos pela matriz.

Além disso, o modelo de gestão e de operações implementado já vem pronto, o que vai facilitar muito o trabalho da administração do negócio, tanto no campo operacional quanto no campo financeiro, principalmente para empreendedores iniciantes.

Suporte ao franqueado

As franquias de qualidade normalmente oferecem um amplo suporte ao franqueado, o que pode favorecer suas habilidades como gestor até em negócios futuros. São oferecidos desde cursos de aprimoramento gerencial, até um acompanhamento das metas da unidade e de eventuais problemas operacionais que podem surgir.

Desta forma, ao comprar uma franquia, o franqueado acaba absorvendo também o know-how de negócios do segmento escolhido. Se o empreendedor optasse por um negócio próprio, provavelmente enfrentaria muitas barreiras até se tornar lucrativo de verdade.

Escolha um negócio com o seu perfil

A cada ano, novas empresas abrem franquias no Brasil, com segmentos cada vez mais variados e especializados. O empreendedor tem a opção de eleger áreas como beleza e estética, educação, turismo, gastronomia, limpeza, saúde, entre outras. Desta forma, hoje, os interessados nesse modelo de negócios têm um leque de variedades cada vez mais ampliado, podendo escolher o que mais se adequar ao seu perfil.

Outra vantagem é a possibilidade dos novos empreendedores fazerem investimentos que sejam compatíveis com as suas situações financeiras, podendo optar por microfranquias, cujo investimento inicial pode ser menor que 10 mil reais, até opções robustas, em franquias que ultrapassam os 100 mil reais.

Os números falam sozinhos

Além do aumento do faturamento do setor que mostramos no início desse post, as franquias se mostram mais seguras que um investimento feito por conta própria. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 80% das empresas fecham suas portas em um período de cinco anos, mas se tratando das empresas franqueadas, este número cai para 15%.

E você? Pensando em abrir uma franquia? Acesse o nosso Facebook e fique por dentro de mais novidades sobre negócios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *