Ser um franqueado de sucesso é sinônimo de ter o próprio negócio, administrar uma empresa, conquistar a independência financeira e encontrar uma oportunidade de se realizar financeira e profissionalmente. Entretanto, para possuir uma franquia, algumas características são fundamentais.
A primeira coisa que é preciso ter em mente é que, para se tornar um franqueado, é necessário saber claramente a que ponto se quer chegar com a sua franquia e ter total certeza de que quer entrar para o mundo dos negócios e do empreendedorismo. Pois, assim como qualquer outra empresa, uma franquia também possui riscos de não oferecer o sucesso esperado e de necessitar de esforços para planejar e elaborar estratégias.
Mas, calma! Se você acredita que este é o seu negócio, confira agora as principais características que um franqueado de sucesso precisa ter e saiba se você se encaixa neste perfil!
Identificar-se com a marca
Ter os mesmos ideais e valores da marca da qual você pretende ser franqueado é fundamental. Por isso, antes de procurar uma empresa para montar a sua franquia, imagine que tipo de loja você pretende ter, quais tipos de produtos quer vender e se todo o sistema de gestão e padrões desta empresa correspondem com as suas expectativas.
Por exemplo, se você não se identifica com o ramo alimentício ou acredita que não possui aptidão para gerir um restaurante, o ideal é procurar franquias de outros setores. Ou, apesar de se identificar com os produtos vendidos, não gosta do modelo de gestão de uma determinada marca, o melhor é procurar outras empresas pelas quais sente mais afinidade. Lembre-se que ser um franqueado é vestir a camisa de toda uma marca.
Gostar de empreender
Para ser um franqueado de sucesso, não basta apenas querer ter uma empresa própria – é necessário gostar de empreender e de administrar todos os riscos de um negócio. Além dos desafios de vender e prospectar clientes, há ainda as tarefas de gerir pessoas, planejar e organizar estoques, verificar que tipo de produto precisa ser comprado etc.
Entretanto, é preciso lembrar também que esta pode ser uma ótima forma de se realizar e de alcançar resultados importantes em sua vida. Assim como em qualquer negócio, além de inúmeras dificuldades, uma franquia pode proporcionar diversas recompensas.
Ter disposição
Esqueça essa história de que, em uma franquia, tudo vem testado, padronizado e “mastigado”. Se você não quer dispensar esforços para ter um negócio, ser um franqueado pode não combinar com o seu perfil. Apesar dos processos de treinamento, da consultoria de campo e dos produtos e serviços de qualidade, a maior parte das ações que são necessárias para fazer o seu negócio dar certo vão depender de você.
Sim, é bom aproveitar todos os recursos disponíveis em uma rede de franquias. Entretanto, é importante ter em mente que muitas iniciativas devem partir de você.
Capacidade de seguir regras
Certamente, você terá muita autonomia para decidir diversos aspectos relacionados aos seus negócios. Entretanto, algumas diretrizes de planejamento serão impostas pela marca. Por isso, é muito importante que você possa alinhar e equilibrar seus ideais com aqueles que representam a empresa da qual quer ser um franqueado.
Esse é um dos pontos fundamentais para o seu negócio e pode ser decisivo na hora de possíveis auditorias. Por isso, se você está disposto a representar aquela marca, é necessário que saiba seguir suas regras.
Ser um franqueado é mais do que apenas ter um negócio próprio. É, também, uma forma de enfrentar diversos desafios e se realizar profissionalmente. Se você pretende fazer parte deste time, não esqueça de verificar se você possui o melhor perfil para empreender esta ideia. Dessa forma, o seu sucesso estará garantido.
Seja um parceiro de sucesso Atalaia
A Franquia Atalaia é a sua grande oportunidade de obter sucesso profissional e pessoal. Nosso negócio está firmado em um modelo planejado, testado e executado para trazer satisfação aos franqueados.
Vista a camisa da Atalaia e venha conosco vencer desafios, expandir os negócios e alcançar o sucesso que todos nós queremos.
0 comentários