Apesar das oscilações do mercado, alguns setores da economia se mantiveram estáveis, já que obtiveram crescimento nos últimos anos, dando a força necessária para resistirem mesmo em meio às crises econômicas. É o caso do setor de calçados no Brasil.

Dados da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados apontam que as exportações já faturam mais de US$ 1 bilhão ao ano. O fato do Brasil estar entre os três maiores fabricantes de calçados em todo o mundo é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do setor no país.

Isso reflete ainda no crescimento do número de franquias de calçados e o consequente faturamento do setor. Desde 2012, esse setor tem apresentado informações estimulantes. Naquele ano, foi registrado que o setor faturou mais de R$ 6 bilhões, o que já representava um avanço de 14,8% em comparação ao ano anterior.

Em 2015, o crescimento do mercado de calçados foi de 12%, o que engrossou ainda mais o caldo do setor das franquias de calçados, que teve um crescimento de 8,3%. De acordo com levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor conta, atualmente, com mais de 100 franquias, o que leva à existência de mais de cinco mil lojas em todo o território nacional.

Todos esses dados refletem na importância do setor para a economia brasileira, inclusive, ao gerar um grande número de empregos. Mesmo com tanto crescimento, o mercado não está saturado, pois está em expansão e tem potencial, principalmente, para alguns nichos específicos do mercado, ainda pouco desbravados, a exemplo do ramo militar.

Potencial da franquia de calçados militares

Entre as franquias de calçados existentes, a Atalaia é pioneira na oferta de artigos militares, principalmente, coturnos, para as forças armadas, guardas municipais, policiais e agentes da segurança privada. Também conta com as linhas Adventure e Tática de calçados e acessórios.

A marca possui mais de 50 anos de experiência e, agora, está transferindo toda a sua expertise no setor para as franquias da rede. Todo esse conhecimento acumulado mais o fato da concorrência ser praticamente inexistente nesse nicho tornam grandes as chances de sucesso para os novos franqueados.

Como se essas vantagens já não fossem suficientes para tornar o investimento em uma franquia da Atalaia um negócio seguro, vale lembrar que a demanda por coturnos militares é constante. Periodicamente os órgãos públicos abrem editais para adquirirem novos produtos para policiais e outros profissionais da segurança.

Além desse público já exigir uma grande demanda do mercado, há muitos consumidores que gostam de usar coturnos confortáveis e de qualidade, o que amplia os clientes em potencial para uma franquia que têm foco nos artigos militares.

A inclusão da linha Adventure também amplia o público alvo, principalmente, em relação aos praticantes de esportes radicais e que apreciam uma aventura e sabem que precisam estar bem equipados nessa hora.

Hoje em dia, o mercado de artigos militares soma mais de 1,5 milhão de consumidores diretos, sem contar o fato que a Atalaia vende não só para o mercado nacional como também para países da América Latina e Caribe.

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