Apesar do sucesso do modelo de franchising no mercado brasileiro, muitas pessoas ainda carregam muitas dúvidas a respeito do que significa ser um franqueado e quais podem ser os reais benefícios ao se investir nesse tipo de negócio. Existem até mesmo aqueles que já tem capital o suficiente para dar o pontapé inicial, mas ainda não sabem por onde começar ou a quem procurar. Por isso, resolvemos fazer esse post para esclarecer as principais dúvidas sobre o franchising entre os nossos leitores. Confira!
Um dos modelos de negócios que mais cresce no Brasil
Para quem não sabe, o Franchising tem se adaptado muito bem ao mercado brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o faturamento no setor em 2015 foi de mais de 139 bilhões de reais. Não é à toa que o número de franquias aumentou significativamente no país, para mais de 138 mil em 2015.
Outro fator que tem contribuído muito para que esse modelo se consolide é a longevidade das empresas franqueadas. Segundo o Sebrae, cerca de 80% das empresas fecham às portas após completarem cinco anos em atividade enquanto que, nas empresas franqueadas, este número cai para 15%. Isso porque os franqueados costumam adotar processos padronizados que deram certo na matriz.
A legislação e a Circular de Oferta de Franquia (COF)
Outro ponto ainda desconhecido por muitas pessoas é a exigência da COF pela legislação brasileira. Atualmente, a lei nº 8.955-94 exige a emissão desse documento, devendo ser entregue em no mínimo 10 dias antes que seja firmado o contrato. Essa é uma segurança a mais para quem quer começar a esse tipo de negócio.
Na COF, estarão expressos todos os investimentos que você terá que realizar para começar e dar andamento aos negócios, além de esclarecimentos a respeito da situação legal e financeira da empresa. Se analisados junto a um advogado e um consultor financeiro, você terá total segurança sobre o que fará.
Em quanto tempo consigo o retorno do investimento?
Claro que todo o negócio possui riscos e não é diferente no caso das franquias. Apesar da segurança maior e mesmo com as promessas de retorno do franqueado, é possível que o retorno do investimento não seja satisfatório. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, que vão desde a sazonalidade do tipo de negócio, até em função de características regionais de onde a empresa foi instalada.
É importante frisar, no entanto, que cada segmento terá um retorno predeterminado. Existem muitos casos de franqueados que conseguem garantir o payback em menos de um semestre, até aqueles que levam dois anos para que isso aconteça. O mais importante de tudo é avaliar a COF e se planejar, junto a matriz, para que as previsões e metas estabelecidas sejam concretizadas.
O relacionamento entre franqueado e a matriz
Aqui, vale ficar atento e, principalmente, buscar na COF o contato de franqueados e ex-franqueados, que poderão te auxiliar a respeito do relacionamento estabelecido com a matriz. Investir em uma franquia significa comprar um pacote pronto, é como se você queimasse etapas na organização dos processos internos.
Por isso, é sempre bom manter um bom relacionamento entre a matriz para que sejam feitas sugestões a respeito das peculiaridades da região onde sua empresa foi instalada, para que as ações sejam tomadas em conjunto em prol da melhoria dos serviços. Investir em empresas que sejam mais participativas pode ser a chave para o seu sucesso.
Está se sentindo mais antenado sobre o mercado de Franchising? Acesse o nosso Facebook e confira mais dicas!
0 comentários