Apesar do momento de crise, o Brasil teve um período de bonança que durou mais de dez anos, elevando o patamar econômico e empresarial do país. Entre os setores que mais se aproveitaram deste período, está o franchising. Que no Brasil cresceu nos últimos 10 anos à taxas bem superiores ao PIB, o que fez com que a curva de maturidade do setor também evoluísse, gerando uma atmosfera na qual franquias estão entre os principais investimentos do país.
Mas, você conhece realmente o mercado de franquias no Brasil? Claro, ficar empolgado com a possibilidade de ter seu próprio negócio, no entanto, a empolgação não é o bastante. Você precisa conhecer o terreno no qual irá investir. E, para prepará-lo adequadamente, criamos este artigo mostrando o mercado de franquias no Brasil.
Associação Brasileira do Franchising (ABF)
Criada em 1987, a ABF é uma entidade sem fins lucrativos com mais de 1 mil associados, divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.
Nos últimos anos, os números do crescimento apresentado pela ABF são impressionantes.
Em 2011, o setor faturava 88 bilhões de reais por ano e seguiu uma linha crescente até atingir o valor de 139 bilhões em 2015. E, embora 2016 tenha sido um ano de crise econômica e política, a ABF espera crescimento, mesmo que menor, também no ano que se passou.
Outros dados da ABF e do mercado de franquias no Brasil
Empregos diretos: atualmente, as franquias empregam mais de 1,18 milhão de pessoas;
Temos mais de 3 mil redes de franquias distribuídas por todo o Brasil, representando mais de 138 mil unidades físicas;
O estado de São Paulo possui mais da metade das redes franqueadas do país, 53,3%;
Hoje, as marcas brasileiras estão presentes em mais de 60 países, sendo 134 redes com presença no exterior, a maioria nos Estados Unidos, 37 mais precisamente.
Espaço para desenvolver o Franchising no Brasil
O maior desafio é continuar crescendo sem dúvida alguma, ainda mais em um período de retração econômica, no entanto, a boa notícia é que ainda temos muito espaço no Brasil para crescer com franquias.
O sistema tem contribuído com o desenvolvimento do país e com a maior arrecadação de impostos, além do aumento no emprego, que hoje está em níveis muito baixos, ou seja, espaço para crescer e necessidade de crescimento mesclam as razões pelas quais o franchising tem que se desenvolver no Brasil.
Pequenos negócios que atuavam no mercado informal, hoje estão atuando no franchising de forma estruturada. A consequência positiva é que alguns mercados se organizaram a partir do franchising, em especial os negócios de prestação de serviços, antes relegados a informalidade, mas que sempre foram mais do que necessários para toda a população.
Assim sendo, o enorme desafio que temos pela frente é dar condições a esses empresários, franqueadores, de manter a rede competitiva e sobreviver face às intempéries do ambiente econômico do país e das políticas de nosso governo, principalmente pelo fato de que o atual governo não fez parte do período de crescimento e precisa aprender com o que foi feito corretamente antes e também o que deixou de ser feito para melhorar.
O sistema cresceu e continuará crescendo, pois já é forte para se desenvolver por si próprio, além do interesse cada vez maior dos empreendedores, mas a sua real consolidação vai depender de algumas trilhas ligadas à gestão, liderança e capacitação de todos, inclusive de você.
E você? Pensando em abrir uma franquia? Acesse o nosso Facebook e fique por dentro de mais novidades sobre negócios.
0 comentários